NOTÍCIAS

01-JUN-2017

Ministério lança aplicativo para ampliar o acesso da população às informações de saúde

#GestãoTransparente 01 DE JUNHO DE 2017
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou nesta quinta-feira (1º) o aplicativo e-SAÚDE, novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão. A nova ferramenta foi apresentada durante o evento Dados Abertos sobre a Saúde no Brasil, do Google, em São Paulo. O aplicativo foi criado pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e oferece, de forma online, informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro, como o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, além de outras informações. A nova ferramenta deverá estar disponível nos próximos dias nos principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google Android e poderá ser acessado por tablets e smartphones. "A informatização é uma das prioridades dessa gestão. Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente", destacou o ministro Ricardo Barros. Ele ressaltou que o uso da tecnologia evita o desperdício no SUS e permite receber a avaliação do cidadão do serviço utilizado. "Atualmente, 30% das pessoas marcadas para consultas especializadas não comparecem e não dispomos de agilidade para chamar outra pessoa a esta consulta. Além disso, 50% dos exames de análises clínicas não são retirados", explicou o ministro, durante o evento desta quinta-feira O aplicativo vai aproximar ainda o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo o Brasil, entre elas: farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade. Basta o cidadão acessar as informações de onde ele se encontrar, que o aplicativo vai apontar o melhor local para o atendimento. "Se tornou mais simples para o cidadão descobrir onde deve buscar atendimento na rede pública de saúde, já que agora a informação está na palma da mão", observou o diretor do Departamento de Informática do SUS, Marcelo Fiadeiro. O cidadão vai poder fazer denúncias online por meio da Ouvidoria do SUS 136. Nessa opção, o paciente pode relatar queixas de atendimentos, além de questionar possíveis atendimentos não realizados e que constam no cadastro do usuário do SUS. Para o funcionamento do aplicativo e-Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus AB, Ouvidoria e o Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). PARCERIA COM O GOOGLE – Durante o evento ‘Dados Aberto sobre a Saúde no Brasil’, em São Paulo, o Google apresentou o resultado da parceria firmada com o Ministério da Saúde para a disponibilização dos dados georreferenciados do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). A parceria vai permitir a publicação dos serviços de saúde, tanto públicos como particulares, no Google Maps. A ideia é facilitar o acesso do cidadão à informação sobre os estabelecimentos de saúde e, com isso, identificar a unidade de saúde mais próxima da sua casa por meio do aplicativo. O evento teve como objetivo debater os benefícios da política de dados abertos na saúde, promover o uso dos dados disponibilizados pelo governo pela sociedade civil e empresas, além de fomentar a troca de conhecimentos sobre as políticas públicas de dados abertos. PREMIAÇÃO – O aplicativo e-SAÚDE recebeu recentementeo Prêmio Case de Sucesso Portal IT4CIO, durante o evento CIO Brasil GOV em Florianópolis (SC). O objetivo da premiação é dar visibilidade à implantação de uma solução e estimular o compartilhamento de experiências entre os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de todo o país. O Datasus concorreu na etapa final de avaliação do prêmio, com as instituições, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Espirito Santo. O CIO Brasil GOV foi realizado em Florianópolis, entre os 24 e 28 de maio, e propôs à comunidade de TI do setor público a atualização profissional e integração entre os participantes. Com o tema "Tecnologia Disruptiva", os executivos puderam debater este termo o qual elucida a ideia de quebra de velhos paradigmas, a fim de apresentar algo altamente inovador.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 26 dia(s)

Coivaras recebe Prêmio Alfa-10

A Escola Municipal Virgínia Freire se destacou como vencedora, sendo reconhecida a nível [...]

#MeioAmbiente Há 27 dia(s)

Coivaras Conquista Selo ICMS Ecológico

No dia mundial da terra, 22 de abril, Coivaras recebe pela segunda vez o Selo Ambiental [...]

#Transparência Há 69 dia(s)

Primeira Parcela dos Precatórios do FUNDEF na Conta

Na última quinta-feira, 07, foi repassada aos professores da Rede Municipal a primeira p [...]

#Transparência Há 75 dia(s)

Publicado o decreto que homologa o resultado final do Concurso Público do Município

Foi publicado o decreto que homologa o Concurso Público instituído pelo Edital nº 001/20 [...]

#Infraestrutura Há 101 dia(s)

Prefeito assina convênio orçado em quase 6 milhões para a pavimentação de rodovia

Na última terça-feira, 06 de fevereiro, o prefeito Marcelino reuniu-se com a gerência da [...]

#Município Há 117 dia(s)

Prefeito realiza caminhada de 18km pela PI-215

"SONHO ALCANÇADO E PROMESSA CUMPRIDA"

#Município Há 166 dia(s)

Coivaras recebe uma máquina de bater palha e kits de irrigação

No último sábado, 2, o Prefeito Marcelino reuniu-se com o Ministro de Desenvolvimento So [...]

#Município Há 248 dia(s)

Desfile cívico de 7 de setembro

Coivaras celebra o dia da Independência do Brasil com tradicional desfile pela cidade

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito